Eleições: Costa conseguiu “apoio claro” dos portugueses


O grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu (PE) considerou hoje, em Bruxelas, que António Costa angariou o “apoio claro” dos portugueses nas legislativas de domingo.

Num comunicado, a líder dos S&D (ao qual os eurodeputados do PS pertencem), Iratxe García, felicitou o primeiro-ministro “pelo bom resultado” conseguido nas eleições, acrescentando que os portugueses “expressaram claramente o seu apoio às políticas que [António] Costa aplicou nos últimos anos”.

“Os socialistas em Portugal conseguiram combinar o aumento de salários e rendimentos com o reforço dos direitos sociais anteriormente destruídos pelo Governo de direita, nos anos era ‘troika’, disse ainda.

A líder dos S&D acrescentou ainda que a União Europeia necessita de reformas semelhantes, assinalando que Portugal “lidera pelo exemplo”.

O PS venceu as eleições legislativas de domingo sem maioria absoluta e terá de tentar a repetição de uma solução de Governo à esquerda, numa eleição marcada pela derrota histórica da direita e pela entrada de três novos partidos no parlamento.

Com 36,6% dos votos, o PS de António Costa vê legitimada a governação, mas com 106 deputados – quando falta apurar os resultados para eleger quatro mandatos no estrangeiro – fica obrigado a tentar nova solução de Governo à esquerda, que poderá ser alargada ao PAN e ao Livre, que elegeu pela primeira vez uma deputada (Joacine Katar Moreira).

[Lusa]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *